MEI: obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica é adiada para Setembro

A partir de 1º de Setembro de 2023, os Microempresários Individuais (MEIs) serão obrigados a emitir a nota fiscal pelo NFS-e Nacional. A mudança que estava marcada para hoje, 3 de Abril, foi adiada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, o CGSN e publicada numa edição extra do Diário Oficial de 31/03.

Atualmente, as NFS-e são emitidas pelos portais disponibilizados pelas prefeituras da cidade onde o MEI oferta seus serviços, ou seja, cada município possui um modo de emissão de NFS, resultando em milhares de legislações e NFS diferentes no país.

Essa mudança obrigatória visa promover uma padronização na emissão de notas fiscais de Microempreendedores Individuais (MEIs) e resolver um impasse entre cidades que não dispõem de recursos tecnológicos para oferecer essas plataformas ou não recolhem imposto pela ausência de administração tributária.

O que é a NFS-e?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento digital gerado e armazenado eletronicamente no Ambiente de Dados Nacional pela Receita Federal, pela prefeitura municipal ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços. O MEI é obrigado a emitir esse documento caso preste serviço para pessoas jurídicas. Quando o serviço é prestado para pessoas físicas, a emissão de Nota Fiscal comprobatória é opcional. 

Como vai funcionar o NFS-e Nacional?

Quando a obrigatoriedade da NFS-e no padrão nacional começar, os microempreendedores individuais deverão emitir suas notas pelo portal gov.br/nfse ou pelo aplicativo, que está disponível desde 1º de Janeiro de 2023.

Na hora de emitir uma nova nota pelo aplicativo, é necessário as seguintes informações: CPF ou CNPJ do cliente, Tipo de serviço prestado e o valor da operação. Nada muito diferente do que já é feito pelo MEI nas plataformas de emissão municipais.

Essa emissão será protegida por senha ou biometria, caso acesso se dê pelo smartphone, e o sistema promete permitir até mesmo a emissão de NFS-e em momentos em que não há acesso à internet.

 
 
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Claudia Vollger
Claudia Vollger

Cláudia Vollger soma mais de 30 anos de expertise atuando na administração de escritórios. Durante sua carreira adquiriu experiência em questões tributárias e financeiras, onde pode aprimorar sua capacidade analítica. Com uma visão holística e em constante atualização, presta assessoria especializada para pessoas físicas na elaboração de imposto de renda, regularização de pendencias tributárias, gestão de empregados domésticos no eSocial, além de prestar consultorias sobre educação financeira, administração pessoal e investimentos.

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